Fechar pesquisa
Aprender a brincar com números

Aprender a brincar com números

Descubra cinco atividades que promovem a capacidade de utilizar números para resolver problemas e expressar conceitos enquanto a criança brinca e se diverte.

Atualizado a 04/05/2023
5 MINUTOS DE LEITURA
conversar sobre guerra com criancas

5 atividades para aprender a brincar com números

A numeracia é a capacidade de usar dados numéricos para resolver problemas, chegar a soluções e expressar conceitos de forma eficaz. O desenvolvimento de competências numéricas é muito importante, e os pais ou outros cuidadores primários são decisivos neste processo. Descubra quais são as atividades que envolvem números e raciocínio lógico que dão às crianças vantagem em matemática quando entram na escola.

1. Aprender a Contar

As crianças estarão bem preparadas para entrar na primária se já reconhecerem e souberem contar os números de um a dez. Na maioria das tarefas diárias pode facilmente integrar-se a contagem (por exemplo, contar bolachas, blocos ou carros), mas há muitas outras maneiras para aprender a contar:

  • Cantar: Muitas músicas têm o objetivo de ensinar a contar e a aprendizagem dos números é particularmente bem integrada pela música.
  • Ler: Os livros numéricos abrangem um leque amplo de conteúdos que, de maneira mais direta, apresentam os nomes dos números e sequências numéricas.
  • Jogar jogos de tabuleiro ou cartas: As crianças conseguem aprender os números a jogar qualquer jogo que envolva dados e contar espaços (como o ludo). O dominó também é outro ótimo exemplo de ajuda para aprender a contar.

 

 

2. Associar e Classificar

Aprender a classificar é um dos aspetos mais importantes da numeracia. Ao aprender a classificar, tanto o raciocínio lógico como a capacidade de começar a dar sentido ao mundo aumenta. O bebé pode começar a associar cores e formas através dos seguintes exercícios:

  • Configurar exercícios de associação: Por exemplo, pedir à criança que organize os blocos por tamanho, a massa por diferentes formas ou os lápis de cera por cor.
  • Investir na triagem dos brinquedos: Existe uma variedade de brinquedos educativos disponíveis para ajudar no desenvolvimento das habilidades de classificação.
  • Atividades do dia a dia: Fazer com que a criança organize os seus brinquedos por categorias enquanto os arruma.

 

 

3. Reconhecer formas

A base para aprender geometria é a capacidade de reconhecer formas. A maioria das crianças deve ser capaz de identificar formas fundamentais como círculos, quadrados, retângulos e triângulos antes de entrar na primária. Há muitos exercícios que os pais podem fazer para ajudar com isso, como:

  • Procurar formas geométricas no dia a dia: Pode procurar-se a porta ou a roda do carro, objetos no quarto, no jardim ou até numa caminhada.
  • Fazer arte: Motivar a usar carimbos com formas para expressar a sua criatividade.
  • Investir em brinquedos e jogos de combinar/classificar formas: Jogos de encaixar formas no sítio correto, por exemplo.

 

 

4. Comparar e Medir

As atividades de matemática que incluem a medição de altura, peso ou velocidade podem ser muito interessantes. Existem muitas atividades que pode realizar com pré-escolares a utilizar unidades convencionais e não convencionais:

  • Cozinhar: Quando estiver a cozinhar, faça-o com a criança, pedindo-lhe que o ajude, por exemplo, a medir os ingredientes.
  • Investigar vários métodos de medição: Determine o tamanho do jardim, pátio ou varanda marcando-o com a ajuda de uma fita métrica ou uma vassoura.
  • Crie uma competição de construção: Peça à criança que construa torres com blocos. Quando acabar, conte os blocos para comparar a altura das torres.
  • Brinque com cronómetros: Cronometre a criança enquanto esta conclui tarefas ou corridas, e em seguida compare os tempos.

 

 

5. Reconhecer Padrões

Para desenvolver habilidades de raciocínio, é necessário aprender a reconhecer padrões. Há uma variedade de métodos para ajudar os mais novos a aprenderem a reconhecer padrões que podem ser divididos em duas categorias: descobrir padrões e criar padrões. Aqui estão algumas sugestões para ambos:

  • Descubra padrões e ajude a sua criança a procurá-los onde quer que vão: Para ajudar a criança a compreender padrões, discuta cores, sequências e formas, especialmente nas coisas mais simples do dia a dia, como, por exemplo, nas roupas, imagens ou até em caminhadas.
  • Criar padrões: Para criar padrões com a sua criança, use adesivos, carimbos ou missangas, e faça-os bater palmas ou fazer ritmos para criar uma sequência.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos e eventos exclusivos

Campanhas e promoções especiais