Fechar pesquisa
Como e quando fazer a higiene oral do bebé?

Como e quando fazer a higiene oral do bebé?

A preocupação com a higiene oral deve começar desde o nascimento. Saiba os cuidados que deve ter em conta para garantir a saúde oral da sua criança.

Atualizado a 29/06/2022
3 MINUTOS DE LEITURA
Como e quando fazer a higiene oral do bebé?

É importante que os cuidados com a higiene oral comecem logo desde bebé, de forma a evitar o desenvolvimento de bactérias e a criar hábitos de saúde oral. Mas, além da preocupação com a limpeza, há outros aspectos que deve ter em conta para garantir a saúde oral da sua criança. Saiba quais.

Sabe quando deve ir ao dentista com o seu bebé pela primeira vez? Segundo as mais recentes recomendações da American Academy of Pediatric Dentistry, a primeira observação da cavidade oral do bebé deve ser realizada por um profissional de saúde oral até aos 12 meses. No entanto, os cuidados de higiene oral devem começar nos primeiros dias de vida da criança, com a limpeza das gengivas, as bochechas e a língua do bebé com uma compressa ou fralda molhada em água, depois da última refeição do dia. Quando nasce o primeiro dente, deve-se então iniciar a escovagem duas vezes por dia, de manhã, depois do pequeno-almoço e à noite, antes de deitar.

Contudo, embora a higiene oral seja um dos fatores mais importantes para garantir uma boa saúde oral, não é o único.

 

A escolha da chucha

A utilização de chucha pode provocar alterações nos maxilares das crianças, sendo que a chucha anatómica/ortodôntica parece ser a que menos deformações provoca. Escolha sempre o tamanho mais pequeno e tenha em conta que a criança deverá deixar de usar chucha até aos três anos.

 

A alimentação

Para uma alimentação equilibrada, evite juntar açúcar ou “doces” ao leite ou outros alimentos, ou colocá-los na chucha. A não adição do açúcar ou “doces” ajuda o seu bebé a ser mais saudável e contribui para a prevenção da cárie dentária.

O leite materno também deixa resíduos nos dentes. Por isso, depois das mamadas da noite, deverá fazer a higiene oral do bebé.

 

O uso do biberão

Se optar pelo uso do biberão para alimentar o bebé, não o faça quando ele está deitado e quase a dormir. A mamada prolongada e a ausência de higiene oral após a mesma favorecem o desenvolvimento de bactérias e a deformação dos maxilares. Se o seu bebé precisar de tomar medicação (xaropes), é importante que faça a limpeza das mucosas e dentes 15 minutos depois, para não deixar resíduos.

Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso
Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados
function OptanonWrapper() { }