Os dentes de leite começam a formar-se a partir da sexta semana de vida intrauterina e iniciam a sua erupção por volta dos seis meses após o nascimento. Com uma morfologia geralmente semelhante aos dentes definitivos, os dentes decíduos têm uma cor mais clara, aproximando-se de um tom branco leitoso, e são, por isso, popularmente chamados de dentes de leite.
Esta dentição temporária é fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento da boca e do próprio bebé, e é constituída por 20 dentes: oito incisivos (centrais e laterais), quatro caninos e oito molares (primeiros e segundos).
É considerado normal haver ligeiros desvios do padrão da erupção, desde que devidamente acompanhados por médicos ou médicos dentistas.
Estratégias para aliviar as dores da erupção
Quando a dentição de leite está completa, o posicionamento geral dos dentes de leite é muito importante, pois estes serão os guias para a erupção dos dentes definitivos, cujo início se dá por volta dos seis anos.
Todo este processo provoca inflamação, dor e desconforto ao bebé, pelo que qualquer ajuda por parte dos pais ou cuidadores é bem-vinda. Esfregar as gengivas com dedeiras ou escovas de silicone, mordedores ou panos frios e molhados são algumas das estratégias para os aliviar.