Fechar pesquisa
A higiene do sono nas férias

A higiene do sono nas férias

É uma das rotinas mais negligenciadas durante as férias. Saiba porquê e como deve manter uma boa higiene do sono todo o ano.

Atualizado a 29/05/2023
4 MINUTOS DE LEITURA
A higiene do sono nas férias

O sono, à semelhança de outras atividades do organismo humano, como a produção de algumas hormonas e a temperatura, tem um ritmo circadiano. O ritmo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de cerca de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. Este relógio biológico localiza-se no hipotálamo, região cerebral que liga os sistemas nervoso e endócrino. A alteração da rotina de horários e de higiene do sono podem comprometer o bom funcionamento deste relógio biológico.

Os efeitos da alteração dos hábitos de higiene do sono

Mudar os hábitos de higiene do sono nas férias pode dificultar o retorno à rotina quando estas terminarem. Quando este relógio biológico fica desregulado, é necessário algum tempo até que volte ao normal. Um pouco de flexibilidade é possível, mas não se podem esquecer todas as regras, pois, quando as férias acabarem, a maioria dos que não tiveram rotina para dormir podem levar semanas para se habituarem novamente com os horários, com consequente perda de rendimento escolar.

A produção de alguns neurotransmissores, como as endorfinas e a serotonina e várias hormonas, entre as quais, o cortisol, a leptina, a melatonina e a hormona de crescimento, está relacionada com o sono. Quando há modificações no sono,  há, por consequência, alterações nos seus níveis de secreção e em todas as funções reguladas por estas moléculas que são imensas e diversificadas.

 

Dicas para manter a rotina durante as férias

No período escolar e nas férias, é imprescindível que as crianças e adolescentes mantenham o número total de horas diárias de sono recomendadas:

  • dos quatro aos 12 meses: 12h a 16h (incluindo sestas)
  • um e dois anos: 10h a 11h de sono noturno e 2h a 4 h de sesta
  • dos três aos cinco anos: 10h a 11h de sono noturno e 1h a 3h de sesta
  • dos seis aos 12 anos: 9h a 12h de sono noturno
  • dos 13 aos 18 anos: 8h a 10h de sono noturno

 

Para que a rotina não fique totalmente diferente do habitual em período de aulas, é preciso que os pais tenham uma posição ativa e firme.

 

Nas férias de verão, que ocupam cerca de um quarto do ano, é importante que se mantenham os mesmos hábitos de sono:

  • ambiente do sono escuro ou com pouca luminosidade, silencioso e com temperatura adequada (evitar frio/calor em excesso)
  • horário regular de acordar e deitar, mantendo essa regularidade aos fins de semana, com uma diferença máxima de 30 minutos
  • rotina de deitar estabelecida com um ritual que precede a ida para a cama sempre idêntico (vestir o pijama – lavar os dentes – contar história, a título de exemplo)
  • deitar a criança ainda acordada permitindo o uso de objeto de transição como uma fralda, chucha ou boneco
  • evitar adormecer em local que não a própria cama
  • evitar bebidas estimulantes (coca-cola, chá e café) e refeições pesadas antes de dormir
  • evitar atividade estimulante antes de adormecer como exercício físico
  • não permitir a utilização de ecrãs (televisão, telemóvel, tablet ou consola de jogos) antes de adormecer
  • sestas adaptadas à idade e ao desenvolvimento da criança, evitando sestas muito prolongadas, frequentes e tardias

 

A manutenção de rotinas e o estabelecimento de limites auxiliam a criança a sincronizar seu ritmo circadiano com o do ambiente familiar. Os pais também devem dar o exemplo com hábitos saudáveis de sono, criando um ambiente confortável no quarto e respeitando os horários do relógio biológico.

Boas férias e bom sono!

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos e eventos exclusivos

Campanhas e promoções especiais