A importância de brincar no exterior nas várias idades
O tempo diário ao ar livre ajuda a manter as crianças fisicamente ativas e saudáveis. As crianças são incentivadas a correr, saltar e escalar o que as torna mais ativas, ajudando-as assim a desenvolver um maior sentido de estabilidade, densidade óssea e crescimento muscular. O seu filho pode explorar o exterior enquanto brinca, supera as limitações físicas e ganha confiança. Estar ao livre e apanhar um pouco de sol seguro é benéfico, pois aumenta os níveis de vitamina D no organismo.
É importante, em geral, que as crianças possam relaxar e sentir-se à vontade quando estão rodeadas pela natureza. Brincar no exterior também melhora as habilitações sociais, especialmente a desenvolver relações se os pequenos fizerem novos amigos em ambientes públicos. Isto pode fazer com que as crianças se sintam mais à vontade quando são obrigadas a trabalhar com estranhos e já a desenvolver habilidades que serão úteis na idade adulta.
Brincar ao livre em diferentes idades
Bebé
Os bebés aprendem sobre novos ambientes e sentem-se mais à vontade sobre o meio exterior por brincar ao ar livre. Para brincar ao ar livre com seu bebé, tente estas sugestões:
- Brincar com a barriga para baixo num tapete de piquenique, cobertor ou toalha;
- Gatinhar na relva e entre obstáculos que os pais podem pôr na mesma;
- Olhar para as folhas das árvores e ramos e ouvir os pássaros;
- Observar as cores dos carros, dos sinais da rua e dos semáforos.
Criança Pequena
As crianças pequenas estão ansiosas para descobrir o meio ambiente e melhorar as suas habilidades físicas que estão em desenvolvimento. As atividades no exterior que o seu filho pode fazer são:
- Perseguir e chutar bolas;
- Ter brinquedos com rodas e empurrá-los ou puxá-los;
- Soprar bolhas e segui-las enquanto elas flutuam;
- Brincar, saltar e correr na areia, terra ou poças sempre supervisionadas para minimizar os acidentes
- Andar, correr ou saltar à volta de árvores, nas pedras da calçada ou em direção a objetos favoritos.