Fechar pesquisa
O papel dos pais no desenvolvimento da linguagem

O papel dos pais no desenvolvimento da linguagem

Conheça as principais estratégias que os pais podem adotar para promover e potenciar o desenvolvimento da linguagem da criança.

Atualizado a 30/03/2023
4 MINUTOS DE LEITURA
O papel dos pais no desenvolvimento da linguagem

O desenvolvimento da linguagem tem início ainda dentro da barriga da mãe. A estimulação que o bebé recebe nos primeiros meses de vida é crucial para o desenvolvimento de todas as competências linguísticas que são adquiridas nos primeiros anos de vida.

Os principais marcos no desenvolvimento da linguagem

Podemos assim definir alguns marcos importantes no desenvolvimento da linguagem, bem como estratégias para os reforçar, sendo estes:

  • Até aos 6 meses, o bebé deverá sorrir e reagir a estímulos sonoros, sorrindo e virando a cabeça em direção à fonte sonora, bem como produzir alguns sons. Nesta fase, poderá estimular a linguagem do seu filho, falando de forma calma, cantando e rindo com ele, explicando os sons que ouve e descrevendo as atividades que vai realizando ao longo do dia.
  • Pelos 12 meses, a interação do bebé com os outros está mais desenvolvida. Poderá dizer algumas palavras isoladas como “papá” e “mamã”, responde quando ouve o seu nome, compreende ordens simples (ex: dá o brinquedo) e começa a apontar para objetos. Encoraje todas as formas de comunicação e interação, usando expressões faciais, o olhar, o riso, variações na sua voz, etc. Uma das atividades promotoras das competências linguísticas é o jogo do “faz de conta”, onde através do brincar representamos atividades do quotidiano.
  • Pelos 18 meses, o vocabulário do bebé é mais extenso, sendo capaz de dizer o nome de objetos familiares e de compreender frases e ordens simples. É importante, nesta fase, que incentive o interesse pela leitura/livros, uma vez que são uma fonte rica de vocabulário.
  • Aos 2 anos, a criança é capaz de compreender ordens mais complexas (ex: leva o carrinho ao pai), dizer o seu nome e usar frases com duas ou três palavras. Diversifique o vocabulário do seu filho, ao explicar o significado das palavras que não compreende.
  • Pelos 3 anos, a criança deverá compreender frases complexas. Nesta idade, surge a capacidade de fazer perguntas e o seu vocabulário é composto por plurais e preposições. O uso de biberão/chupeta deve ser desincentivado, uma vez que este hábito poderá tornar-se nocivo. Por esta altura, pode manifestar-se a gaguez desenvolvimental, onde ocorrem hesitações e repetições de sílabas e palavras no seu discurso. Porém, esta é transitória e reflete o aumento exponencial de vocabulário da criança, que tenta expressar todas as suas ideias. Se persistir por um período maior que 6 meses, procure ser avaliado. Ensine o seu filho a contar histórias e ajude-o a clarificar os seus pensamentos e a lidar com os sentimentos.
  • Por volta dos 4 anos, conhece conceitos abstratos, descreve acontecimentos e usa a negação. O seu discurso deve ser inteligível e muito semelhante ao de um adulto, podendo existir alterações articulatórias às quais deveremos estar atentos. O hábito de leitura será o promotor de uma boa aquisição da leitura e da escrita, pelo que deverá fazer parte da rotina da criança.
  • Entre os 5 e os 6 anos, todos os sons deverão ser articulados corretamente no discurso da criança. A estimulação da consciência fonológica é muito importante nesta altura, uma vez que existe uma relação direta com a aquisição das competências de leitura e escrita. Atividades que envolvam brincar com sílabas e sons (como rimas e identificação de palavras que começam pela mesma sílaba/som, etc.) são boas para a estimulação desta área da linguagem.

 

O melhor estímulo que uma criança pode receber é o tempo que passa a brincar com ela. Se a criança não seguir estas etapas do desenvolvimento, procure um Terapeuta da Fala.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos e eventos exclusivos

Campanhas e promoções especiais