Fechar pesquisa
Quais os hábitos que podem afetar a fertilidade?

Quais os hábitos que podem afetar a fertilidade?

Além da idade, existem vários fatores que podem afetar a fertilidade. Saiba quais os hábitos e comportamentos que podem prejudicar as tentativas de gravidez.

Atualizado a 07/11/2022
4 MINUTOS DE LEITURA
Quais os hábitos que podem afetar a fertilidade?

Apesar da infertilidade ter várias causas, a idade é o principal fator, tanto no homem como na mulher. Enquanto no homem, o avançar da idade diminui a qualidade do esperma, na mulher, o potencial de reprodução reduz a partir dos 35 anos, sendo que, depois dos 40, a possibilidade de engravidar passa a ser inferior a 10%. Saiba quais os comportamentos que podem prejudicar a fertilidade.

 

Quais os hábitos que prejudicam a fertilidade?

Além de disfunções de ovulação e obstrução das trompas de Falópio, na mulher, ou de anomalias nos espermatozoides, existem outros comportamentos que podem prejudicar a fertilidade. Conheça-os.

 

Dormir mal e pouco

Ter maus hábitos de sono pode ser prejudicial para a fertilidade. Isto porque, o sono é muito importante para o bom funcionamento da hipófise, ou glândula pituitária, que se situa no cérebro e é responsável pela produção de hormonas determinantes na estimulação dos ovários, nas mulheres, e dos testículos, nos homens.

 

Ter maus hábitos alimentares

Adotar uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, mas, principalmente, quando se pretende engravidar. Por isso, aconselha-se os casais que estejam a tentar engravidar a ter uma alimentação equilibrada e variada.

 

Praticar exercício físico em excesso

À semelhança dos maus hábitos de sono, o exercício físico em excesso também pode prejudicar o normal funcionamento da hipófise, o que interfere com a estimulação dos ovários e dos testículos. Neste campo, de salientar que o recurso a esteroides revela-se bastante prejudicial para a fertilidade, uma vez que diminui a libido e pode provocar impotência nos homens.

 

Fumar e beber álcool em demasia

Os hábitos tabágicos, além de serem altamente prejudiciais para a saúde no geral, revelam-se nocivos para a fertilidade masculina e feminina. No caso das mulheres, estima-se que o hábito de fumar possa envelhecer os óvulos em cerca de dez anos. No caso dos homens, fumar pode gerar a perda de mobilidade e a fragmentação do DNA espermático e, assim, reduzir a capacidade de fecundação.

Já o excesso de álcool, nos homens, reduz a qualidade do esperma. Nas mulheres, o consumo de bebidas alcoólicas é altamente desaconselhado a partir do momento em que há confirmação de gravidez.

 

Ter problemas de peso

A obesidade, além de aumentar a probabilidade de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão, provoca alterações hormonais que prejudicam a fertilidade.

Nos homens, o excesso de peso reduz a produção de testosterona, o que pode diminuir a libido e provocar dificuldade de ereção. Ter peso elevado também afeta a qualidade dos espermatozoides. Já nas mulheres, as questões de peso, tanto em casos de obesidade como anorexia, influenciam a produção de estrogénio e podem até impedir a ocorrência de ovulação. Assim, tanto o excesso de estrogénio, resultante de obesidade, como a escassez que ocorre em mulheres muito magras ou com pouca massa gorda, revela-se altamente prejudicial no processo de gravidez.

 

Temperaturas altas na zona testicular

As temperaturas elevadas podem afetar a produção de esperma e prejudicar a quantidade e motilidade dos espermatozoides. Assim, os homens devem evitar tomar banho com água muito quente, trabalhar com o computador diretamente pousado no colo, guardar o telemóvel no bolso, usar roupa demasiado apertada.

 

Saiba mais sobre os “Hábitos que prejudicam a fertilidade” no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados