Fechar pesquisa
Recém-nascido: cuidados a ter

Recém-nascido: cuidados a ter

Saiba como os cuidados ao recém-nascido promovem a interação com os pais e constituem uma oportunidade para a vigilância da saúde e bem-estar do bebé.

Atualizado a 04/05/2023
3 MINUTOS DE LEITURA

Os cuidados diários ao recém-nascido são fundamentais, uma vez que previnem infeções e outras complicações, ao mesmo tempo que reforçam a ligação entre pais e bebé. A Enfermeira Joana Morais, Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e Conselheira em Aleitamento Materno no Centro Hospitalar e Universitário São João, esclarece as suas dúvidas para que possa viver os primeiros dias com o seu bebé com maior tranquilidade.

Os cuidados diários

Os cuidados diários ao recém-nascido são fundamentais uma vez que previnem infeções e outras complicações. Destes cuidados, destacam-se:

  • Limpeza do rosto do bebé: Na higiene ocular, utilizar soro fisiológico e compressas esterilizadas nos primeiros dias de vida
  • Higiene nasal, a realizar de uma forma cuidadosa e superficial
  • Higiene do coto umbilical
  • A muda da fralda, de forma a manter esta zona sempre limpa e seca
  • Hidratação da pele com produtos hipoalergénicos, com pH neutro e sem perfumes ou parabenos
  • Escolha de roupa confortável e de fibras naturais

 

O banho do recém-nascido não tem de ser diário e, nos primeiros dias de vida, deverá durar cerca de cinco minutos. Pode optar por dar de manhã ou ao final do dia, mediante a reação do seu bebé. 

 

Os cuidados a ter com o coto umbilical

O tempo de queda do coto umbilical não é igual em todos os bebés, sendo mais frequente entre o 5.º e o 15.º dia. É normal que ganhe alguma serosidade amarelada à volta, pelo que a higiene diária com água e sabão neutro é suficiente. Depois de limpo, deve manter o coto umbilical seco e arejado, ficando fora da fralda.

A observação cuidada é fundamental para detetar possíveis sinais inflamatórios como rubor, cheiro fétido e pus. Na presença destes sinais, deve contactar o seu médico.

Após a queda, os cuidados devem ser mantidos até a completa cicatrização.

 

A massagem na rotina do recém-nascido

O toque é um dos sentidos a ser desenvolvido pelo bebé, sendo uma das suas formas de comunicação. A massagem tem, assim, benefícios para o crescimento, desenvolvimento, relaxamento e bem-estar do bebé, e aumenta a vinculação com os pais.

Durante as primeiras semanas, deve acariciar o bebé com movimentos suaves, sem incidir demasiado num só ponto, estimulando os nervos sensitivos. Observe a reação do bebé à massagem, para adequar a sua duração e as zonas do corpo a massajar.

 

Este artigo é um complemento ao vídeo Os cuidados a ter com o recém-nascido da rubrica Especialista Responde no canal Youtube do Pingo Doce. Em parceria com os melhores especialistas, esclarecemos as dúvidas mais frequentes dos novos pais, como O choro do bebé e Os desafios da parentalidade.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos e eventos exclusivos

Campanhas e promoções especiais