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Terapia da fala: quando procurar?

Terapia da fala: quando procurar?

Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento da linguagem mas, em certos casos, pode ser necessário recorrer à terapia da fala para promover este processo. Saiba quando o deve fazer.

Atualizado a 02/03/2023
3 MINUTOS DE LEITURA
Terapia da fala: quando procurar?

O papel da terapia da fala

O desenvolvimento linguístico infantil tem início ainda dentro da barriga da mãe. A estimulação que o bebé recebe nos primeiros meses de vida é crucial para o desenvolvimento de todas as competências da linguagem, mas é importante saber que cada criança tem o seu ritmo. Os ambientes familiares e escolares desempenham um papel importante no exercício destas capacidades, mas em alguns casos poderá ser necessário recorrer à terapia da fala para acelerar o processo.

As sessões de terapia da fala capacitam tanto a criança como os pais de exercícios e técnicas que vão ajudar a desenvolver as capacidades linguísticas adequadas à idade e fase de desenvolvimento.

As fases do desenvolvimento da linguagem

Até aos seis meses, o bebé deverá interagir com os outros, sorrindo e reagindo aos sons produzidos, e sendo capaz de palrar.

A partir dos 6 meses, a variedade de sons produzidos é maior, reage ao seu nome e a sons familiares.

Pelos 12 meses, a interação do bebé com os outros está mais desenvolvida. Poderá começar a dizer palavras isoladas, compreender ordens simples (por exemplo: “dá o brinquedo”) e apontar para objetos.

Entre os 18 e os 24 meses, o vocabulário da criança aumenta podendo chegar às 150 palavras, tendo então capacidade para as combinar em frases simples.

Aos 24 meses, o vocabulário mínimo de uma criança é de cerca de 50 palavras, é capaz de compreender ordens mais complexas e dizer o seu nome.

Pelos 3 anos, a criança tem um vocabulário rico, formando frases mais complexas com quatro palavras, sendo nesta fase que começa a fazer perguntas. Por esta altura, surge a gaguez desenvolvimental, onde ocorrem hesitações e repetições de sílabas e palavras no seu discurso, porém esta é transitória.

Aos 4 anos, a criança aprende conceitos abstratos e compreende 1500 a 2000 palavras. Formula frases complexas, descreve acontecimentos e usa a negação. O seu discurso assemelha-se ao de um adulto, no entanto, poderão existir alterações articulatórias às quais deveremos estar atentos.

Entre os 5 e os 6 anos, todos os sons deverão ser articulados corretamente no discurso da criança.

 

Se o seu filho não segue estas etapas do desenvolvimento, não hesite em recorrer à terapia da fala.

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