Uma das maneiras para as crianças se expressarem é através das colagens. No que diz respeito ao desenvolvimento infantil, as colagens tocam em diversas áreas, como por exemplo: a coordenação, o controlo motor e técnicas para resolução de problemas. Fazer colagens permite que os mais novos brinquem com diferentes texturas, formatos e formas enquanto cortam, colam e escolhem materiais e cores diferentes, desenvolvendo assim a capacidade criativa. Ao educar as crianças sobre formas, cores, padrões e relações espaciais, as colagens também oferecem possibilidades educacionais.
Colagens: o que são e como se fazem?
Fazer uma colagem envolve manusear e exibir vários materiais e objetos ao gosto da criança sobre uma superfície plana. Um bom ponto de partida para uma primeira colagem pode ser uma banda de fita cola colocada sobre uma mesa com o lado adjacente virado para cima.
Para começar, incentive a criança a colocar alguns objetos planos como folhas de árvores, recortes de papel ou tiras de tecido. É importante que os materiais utilizados na colagem estejam limpos e não sejam tóxicos para a criança.
Organize os materiais de forma a encorajar a participação da criança e incorporar a pré-seleção. Dê à criança algum tempo para manejar e examinar os objetos e materiais, e para descrever sua forma, textura, cor e tamanho. Tenha sempre à mão uma tesoura infantil.
Materiais necessários para fazer colagens
Com imaginação, quase qualquer material pode ser usado para uma colagem. No entanto, os seguintes são os mais importantes:
- Papel
- Tesoura infantil
- Fita cola, cola branca, ou cola em tubo
É também necessário ter à mão um conjunto de objetos variados, como por exemplo:
- Recortes de revistas ou catálogos
- Pedaços de papel
- Fitas ou tecidos
- Lantejoulas
- Glitter
- Enfeites ou papel alumínio
- Materiais orgânicos como folhas, penas e areia
Quais são as habilidades ganhas ao fazer colagens?
A criança está a desenvolver as suas habilidades motoras, seja a aprender a colar os primeiros pedaços de papel ou a familiarizar-se com uma tesoura e toda a variedade de materiais. Cortar, rasgar, colocar e colar são movimentos que necessitam de coordenação nos dedos e músculos da mão. No entanto, as vantagens das colagens vão para além disso, sendo que outros dos benefícios das colagens são:
- Estudar várias cores, texturas e padrões
- Melhorar as capacidades de comunicação
- Aprender a partilhar materiais
- Aumentar a capacidade de foco
- Praticar a resolução problemas
- Ganhar criatividade com criações originais
Ao mesmo tempo, quando a criança colhe materiais orgânicos, como sementes e folhas, está a explorar e a ganhar amor pelo ar livre e pela natureza.