Fechar pesquisa
Como usar a cadeira auto corretamente

Como usar a cadeira auto corretamente

O transporte de um recém-nascido é um tema que pode gerar muitas dúvidas. Saiba o que fazer e qual a cadeira auto que deve escolher para garantir a segurança do seu bebé.

Atualizado a 10/11/2022
4 MINUTOS DE LEITURA
Como usar a cadeira auto corretamente

A saída da maternidade é um dia especial para todos os pais, mas também pode gerar muitas dúvidas, nomeadamente, no que diz respeito ao transporte do bebé em segurança. Para que este momento seja vivido em tranquilidade, saiba o que deve ter em conta na hora de comprar e escolher a cadeira auto adequada para o seu bebé, bem como a sua instalação.

  1. O ovo (ou baby coque) é a cadeira auto mais indicada para transportar o recém-nascido após a alta da maternidade. Pode estar homologado até aos 13 Kg (R44/04) ou até aos 75 cm ou 87 cm (R 129 ou i-Size). É fácil de instalar no automóvel e tem geralmente menos erros de instalação e utilização do que as cadeiras maiores. O ovo pode ficar na creche, em casa da ama ou dos avós, quando um dos pais leva o bebé de manhã e o outro vai buscá-lo à tarde.
  2. Antes de comprar uma cadeira auto, experimente os modelos escolhidos nos carros em que será utilizada para garantir que é possível instalá-la respeitando as instruções do fabricante sem que haja incompatibilidades.
  3. Se os carros da família têm sistema Isofix, prefira um modelo homologado pelo Regulamento 129, o mais recente. Isto porque, a instalação com Isofix é mais fácil e reduz os erros de instalação mais comuns quando se usa o cinto de segurança. Há, no entanto, modelos que utilizam a base Isofix, mas que também podem ser instalados com o cinto de segurança, o que é importante caso tenha de utilizar a cadeira num carro sem este sistema. A proteção também é muito elevada, sempre que se respeitem as instruções de instalação e utilização do respetivo fabricante. Neste caso, o cinto de segurança deve passar corretamente nas guias marcadas a azul (R44/04) ou a verde (R129), sem ficar torcido ou com folgas.
  4. Todos os ovos, e outras cadeiras auto maiores que se instalam voltadas para trás, têm um selo de proibição de instalação em lugares com airbag frontal ativo, colado no forro na zona da cabeça. Respeite sempre este alerta pois a abertura do airbag pode provocar a morte do bebé ou lesões muito graves.
  5. Os lugares de trás do automóvel são considerados mais seguros para instalação da cadeira auto, na análise de muitos acidentes com crianças. Idealmente, deve transportar o bebé no lugar do lado direito, atrás do passageiro da frente, para que seja sempre colocado e retirado do carro pelo lado do passeio, de forma a ficar mais protegido do trânsito.
  6. Não ponha mantas por baixo do bebé, nem lhe vista casacos grossos que impeçam a colocação correta do arnês (cinto interno). Este deve estar regulado à altura do ombro da criança, ou ligeiramente abaixo, com uma folga de apenas um dedo, medida no ombro. Se ficar torcido ou com folgas, a proteção conferida será menor.
  7. A segurança não fica comprometida quando os pés do bebé batem nas costas do banco ou as pernas ficam dobradas ou encolhidas. Tire-lhe os sapatos e ganhará espaço e conforto. Só deve mudar o bebé para uma cadeira maior, instalada voltada para trás, depois dos 9 Kg e idealmente aos 12 meses.

Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre o tema da Segurança infantil, consulte o site da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos e eventos exclusivos

Campanhas e promoções especiais