Fechar pesquisa
Viajar na gravidez: cuidados a ter

Viajar na gravidez: cuidados a ter

Estar grávida não significa que tem de cancelar as suas férias, salvo indicação médica. Descubra os cuidados que deve ter se vai viajar na gravidez.

Atualizado a 09/02/2023
4 MINUTOS DE LEITURA
Viajar na gravidez: cuidados a ter

Mesmo antes da chegada dos primeiros raios de sol, começamos a planear as melhores férias. Se normalmente isso implica escolher os melhores orçamentos e planos de viagens, para as grávidas as condicionantes são outras. Questões associadas ao bem-estar da grávida e do feto, bem como os riscos associados a viajar na gravidez, devem ser avaliados. Para isso, deixamos aqui alguns conselhos para que as suas férias sejam tão seguras quanto prazerosas.

Fazer as escolhas certas

Além da escolha do meio de transporte mais indicado para a levar ao seu destino, deve escolher o momento da gravidez mais indicado para viajar, a distância ao seu destino e as condições que este lhe oferece, de modo a poder usufruir de forma plena a sua viagem e as suas férias. Independentemente do destino deve reunir o Boletim de Saúde da Grávida e os exames mais relevantes da gravidez, bem como a medicação habitual.

 

Viajar na gravidez: quando é mais seguro?

Segundo a Direção Geral da Saúde, o período mais seguro para viajar é o 2º trimestre de gravidez, ou seja entre as 18 e a 24 semanas. Neste período, a grávida sente com menos intensidade os desconfortos da gravidez, sente-se mais segura e confiante. Além disso, o risco de aborto da primeira fase está diminuído, bem como o risco de parto prematuro da última fase da gravidez. Antes da escolha do seu destino, deve consultar sempre o profissional de saúde que a acompanha no sentido de avaliar potenciais contraindicações à viagem e evitando destinos potencialmente perigosos para si e para o feto.

 

Os destinos aconselhados

Na escolha do destino, deve evitar locais de elevada altitude, regiões com surtos de doenças reconhecidamente perigosas para grávidas, ou onde se recomendem vacinas vivas. Se indicado, realize a consulta do viajante e faça um seguro de saúde.

 

Meios de transporte para viajar na gravidez

Ao viajar de carro, conduzindo ou não, use sempre o cinto de segurança, com a faixa horizontal sob o abdómen. Em viagens longas, faça uma pausa a cada duas horas para sair do carro e caminhar. Beba água regularmente.

Ao viajar de avião, as companhias aéreas têm algumas regras que deve cumprir. Grande parte delas permite viagens até às 36 semanas. No entanto, depois das 28 semanas poderá ter de apresentar um atestado médico que comprove o tempo de gestação e a ausência de complicações. Confirme junto da companhia com que vai voar as condições especiais para grávidas.

No avião, viaje, se possível, acompanhada. Escolha um lugar que permita viajar com espaço e segurança. Vista roupas largas e frescas, use meias de compressão, exercite as pernas, procurando circular pelo avião, evitando permanecer muito tempo sentada. Beba muita água pois o ambiente do avião é mais seco. Mantenha o cinto de segurança apertado abaixo da barriga.

 

Cuidados a ter durante as férias

Chegada ao seu destino, informe-se sobre a localização de hospitais com serviços de assistência a grávidas, bem como os contactos da embaixada.

Durante as suas férias, siga as recomendações sobre alimentos e bebidas seguros, fazendo-se sempre acompanhar de água engarrafada (evite gelo), frutas ou pão/ bolachas, para que se possa hidratar regularmente e alimentar de 3h em 3h.

Use roupa e calçado confortável. Faça pausas regulares para descansar. Na exposição ao sol aplique regularmente o protetor solar (IPS 50 ou 50+) e evite exposição prolongada entre as 11h e as 17h.

 

Lembre-se que a gravidez não é razão para ficar em casa. Depois de tomar as precauções adequadas na preparação da sua viagem, aproveite as férias e tire proveito de uns dias agradáveis. Em caso de dúvidas, esclareça-as junto da sua enfermeira especialista em saúde materna.

Hospital de Braga
Hospital de Braga
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados