A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) corresponde a um conjunto de situações em que se verifica uma paragem no ritmo respiratório, quando se tenta inspirar sem sucesso. Tem vindo a afetar num número progressivamente maior de crianças, mas a causa continua a ser desconhecida.
Os sinais de alerta da apneia do sono
-
Ressonar
Não é apenas por ressonar que se deteta automaticamente uma apneia do sono. Um dos sinais de alerta revela-se quando, associado ao ressonar, se nota uma interrupção do ritmo respiratório.
-
Alterações de comportamento
Normalmente, crianças que sofrem desta condição são irritáveis, cabendo, por isso, aos pais estar atentos.
-
Sono agitado
Geralmente, trata-se de um sono agitado, dado o esforço respiratório exigido durante a noite. Mudam frequentemente de posição na cama e podem despertar, enquanto dormem.
-
Perda de apetite
Em alguns casos, há diminuição do apetite, com impacto no peso.
O impacto
Entre as principais repercussões da apneia do sono, contam-se:
- Alterações físicas
- Problemas cognitivos
- Problemas comportamentais
- Dificuldades escolares
- Em casos de gravidade, pode até haver impacto cardiovascular
Interferindo com o desenvolvimento harmonioso da cara e da arcada dentária, pode resultar numa respiração por via oral, com o forçoso impacto nas feições: rosto comprido, boca aberta e palato ogival. Pode também levar a posturas desadequadas da coluna.
Ainda assim, muitas destas alterações são reversíveis, desde que haja uma correção atempada da apneia nas crianças.
Tratamento e diagnóstico atempado
No caso das crianças, muitas vezes há indicação para operação. Não havendo outros fatores de risco associados, a extração de adenoides e amígdalas geralmente cura e melhora a sua qualidade de vida, bem como a das pessoas que vivem com ela.
Saiba mais Apneia do sono infantil no site Lusíadas Saúde.