Fechar pesquisa
Como podem os pais aplicar regras alimentares?

Como podem os pais aplicar regras alimentares?

Ainda que o bom senso seja um valioso conselho, o melhor é adotar algumas regras alimentares com o seu filho. Aprenda como pode fazê-lo.

Atualizado a 28/11/2023
3 MINUTOS DE LEITURA
Como podem os pais aplicar regras alimentares?

Na hora de garantir um bom regime, ajuda ter algumas regras alimentares. Há, por isso, que definir limites, dar um bom exemplo e nunca recompensar um mau comportamento.

As principais estratégias para adotar regras alimentares

 

  1. Experimentar e insistir

Nunca ceder ao primeiro “não gosto”, já que uma grande parte das crianças diz isso mesmo, antes de experimentar. Há, por isso, que incentivar a provar alimentos novos, descrevendo o sabor, a textura e o cheiro, de preferência no início da refeição. Depois, há que insistir — costuma dizer-se que só depois de se provar dez vezes é que se sabe se gosta.

 

  1. É necessário impor limites

Há que colocar limites, para evitar excessos. Por exemplo, os pais podem combinar um dia por semana ou as alturas em que se podem comer doces. Acima de tudo, devem dar o exemplo, ingerindo alimentos saudáveis, legumes e cereais integrais, além de evitar produtos processados e refrigerantes.

 

  1. Não recompensar com comida

Evitar frases como “come a sopa toda para poderes comer a sobremesa”, por transmitir a ideia de que os doces são de facto o melhor de uma refeição.

 

  1. Castigar não funciona

Forçar a comer, ameaçando com castigos. A criança passa a ter um maior sentimento de rejeição em relação às saladas e legumes.

 

  1. Evitar brincadeiras à mesa

A hora da refeição deve acontecer sem distrações, como televisão, telemóveis ou jogos eletrónicos. Há que desfrutar com calma das refeições e aproveitar para conviver.

 

  1. Não oferecer um substituto à refeição

Ao oferecer-se um substituto para uma refeição menos apelativa para a criança, leva-se a que esta, numa próxima vez, use essa estratégia a seu favor.

     7. Não fazer da ida à hamburgueria uma festa

Deve evitar-se este tipo de atitude, por poder promover, junto da criança, a ideia de que a comida de casa é pouco apelativa.

     8. Ser criativo

Tentar cortar os alimentos em formatos fora do comum ou pedir-lhes ajuda para um lanche diferente. Pode também incluir um prato engraçado para as crianças ou incentivá-las a fazer as suas próprias misturas de saladas e de frutas.

Saiba mais em  Estratégias para os pais definirem regras alimentares no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados