Fechar pesquisa
Crianças a brincar na areia: os benefícios

Crianças a brincar na areia: os benefícios

Quase todas as crianças gostam de brincar com areia e esta é uma atividade com muitos benefícios. Conheça-os melhor.

Atualizado a 17/08/2023
5 MINUTOS DE LEITURA
criancas a brincar na areia

Não há muitas atividades lúdicas que simultaneamente sejam tão apreciadas e tenham tantos benefícios para as crianças como o brincar na areia.

E se falarmos de crianças a brincar na areia de uma praia, melhor ainda! Além da areia, o ar livre, o contacto com a natureza, a água e o sol – no horário adequado e com a proteção correta – adicionam ainda mais benefícios e conseguem ser um divertimento adaptado a uma faixa etária ainda maior.

Embora nem todas as crianças sejam recetivas de imediato nos primeiros contactos com areia, a partir do primeiro ano de idade, quando começam a andar, quase sempre acabam por se sentir muito atraídas por qualquer areal e por se divertir bastante a brincar com areia.

O ‘brinquedo’ versátil que é a areia não tem uma finalidade específica quando é usado, não precisa de instruções de funcionamento nem de orientação dos pais ou outros cuidadores sobre o se pode fazer com ela, além dos cuidados básicos e da vigilância adequada:

  • As possibilidades são infinitas, em cada idade faz-se o que mais interessar, o que apetecer na altura ou o que a imaginação ditar;
  • Serve brincadeiras individuais, mas também é ideal para ser usado em grupo;
  • Adapta-se a ser usado por si só ou com equipamento adicional, desde o mais comum – os baldes, pá, formas, entre outros –, a outros brinquedos ou até às conchas que se encontrem na praia;

É esta versatilidade que torna o brincar na areia uma atividade tão completa no que toca a estimular o desenvolvimento das crianças em várias áreas, especialmente nos primeiros anos de vida.

Desenvolvimento físico e sensorial

Crianças a brincar na areia promove o movimento. Por isso, desenvolve a força muscular, a estrutura óssea, o equilíbrio, a coordenação motora e a motricidade fina, com atividades comuns, como por exemplo:

  • Ter de adaptar o andar e correr às variações de forma e consistência do piso;
  • Saltar para dentro de uma cova e voltar a sair;
  • Segurar ou carregar baldes cheios de areia, manusear uma pá com areia ou escavar a areia com as mãos;
  • Fazer uma construção de areia e saltar em cima para a desfazer;
  • Encher cuidadosamente uma forma para fazer um bolo perfeito, alisar o melhor possível uma bola de areia ou decorar com pormenor uma construção.

A estes aspetos do desenvolvimento físico somam-se, na área do desenvolvimento sensorial, a contribuição da perceção de texturas diferentes, de variações de cor ou dos novos sons no contacto com a areia.

Criatividade

As múltiplas atividades possíveis com a areia permitem soltar a imaginação, desenvolver a criatividade e a expressão artística. Escavar, construir castelos, túneis, caminhos, bolos, sereias, carros, e um sem número de outras possibilidades, desfazê-los, voltar a construir, obter sempre coisas diferentes, tudo isto atrai e estimula a criatividade.

Linguagem, raciocínio e desenvolvimento cognitivo

O ambiente ideal para atrair outras crianças e brincar em grupo promove o desenvolvimento da linguagem e vocabulário e torna visíveis facilmente os resultados da colaboração e partilha de experiências, favorecendo o relacionamento social. Desenhar na areia e, mais tarde, treinar a escrita ou as contas são outras possibilidades, que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e para o raciocínio.

Autonomia

A segurança do brincar na areia faz com que a maioria das crianças não tenha necessidade de ter um adulto sempre ao seu lado. Supervisionar a atividade mantendo alguma distância faz com que as crianças se sintam independentes, mais confiantes e seguras enquanto brincam.

Naturalmente, também há que ter cuidados com as crianças a brincar na areia e que são, principalmente:

Ensinar as crianças mais pequenas a não levarem areia à boca e vigiá-las atentamente até ter a certeza de que não o fazem. Na maioria dos casos, se porventura o fizerem, rapidamente aprendem que não é uma boa experiência e não repetem. Assegurar que os locais onde as crianças brincam está limpo, principalmente que não tem lixo, dejetos de animais ou odores desagradáveis que possam significar que existe alguma contaminação.

Aproveite o bom tempo, goze o ar livre e a natureza, leve as crianças pequenas à praia e proporcione-lhes mais do que momentos bem passados.

 

Consulte o artigo “Brincar na areia é divertido e faz bemno site Hospital da Luz.

 

Hospital da Luz
Hospital da Luz
Unidades Luz Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados