Fechar pesquisa
A alimentação do bebé por etapas

A alimentação do bebé por etapas

Até aos dois anos de vida, a alimentação do bebé pode ser dividida em três períodos: até aos 6 meses, dos 6 aos 12 meses e dos 12 aos 24 meses. Saiba os alimentos recomendados e os que devem ser evitados em cada fase.

Atualizado a 12/07/2022
5 MINUTOS DE LEITURA
Alimentação do bebé por etapas: alimentos recomendados e a evitar

Entre os 28 dias de vida e os dois anos do bebé, a alimentação recomendada pode ser dividida em três períodos: até aos 6 meses de idade, dos 6 aos 12 meses e dos 12 aos 24 meses. Fique a saber quais os alimentos recomendados e os que devem ser evitados em cada etapa da alimentação infantil.

 

Alimentação até aos 6 meses

Após o nascimento e até aos 6 meses de idade do bebé, deve ser privilegiado o aleitamento materno exclusivo, segundo a Organização Mundial de Saúde. O leite materno é nutricionalmente adequado até essa idade, além de promover os laços entre a mãe e o bebé e desempenhar um papel protetor relativamente a várias doenças. O leite materno – ou o leite adaptado (fórmulas lácteas infantis), na impossibilidade de ser fornecido leite materno – deve ser o único alimento presente no regime alimentar do bebé até, pelo menos, aos 4 meses de idade, podendo manter-se o aleitamento exclusivo até aos 6 meses.

Alimentação dos 6 aos 12 meses

Entre os 4 e os 6 meses do bebé, deve ser iniciada a alimentação complementar (ou diversificação alimentar), com a introdução gradual de outros alimentos. Esta alteração alimentar não deve ser iniciada antes dos 4 meses devido à imaturidade do sistema gastrointestinal do bebé, nem adiada após os 6 meses, uma vez que, a partir desta idade, o aleitamento exclusivo torna-se insuficiente face às necessidades nutricionais do bebé.

Durante o primeiro ano de vida, o leite materno/adaptado (complementado com alguns derivados lácteos, como o iogurte) deve continuar a ser a base da alimentação do bebé, que deve ingerir 500-700 ml de lácteos/dia entre os 6 e os 12 meses de idade. Por outro lado, o leite de vaca em natureza, como fonte láctea principal, está desaconselhado até aos 12 meses idade, embora possa ser utilizado em pequenas quantidades em preparações culinárias, como purés ou outros.

Dos 6 aos 12 meses, os melhores alimentos a incluir na alimentação do bebé, além do aleitamento, são: legumes (de qualquer tipo), fruta (de qualquer tipo), fontes de proteína animal ou vegetal (carne/peixe/ovos/leguminosas), cereais (onde se podem incluir papas de cereais sem açúcar adicionado), tubérculos, iogurte e gorduras vegetais (azeite e manteiga de frutos secos sem sal/açúcar adicionado). Não existe, contudo, nenhuma regra definida relativamente à sequência da introdução dos diferentes grupos de alimentos ou dos alimentos per si.

De acordo com as últimas recomendações da ESPGHAN (The European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition), antes dos 12 meses de idade estão contraindicados os seguintes alimentos e bebidas:

  • Sal e alimentos com sal adicionado;
  • Açúcar, mel, xaropes (de agave, ácer ou outros) e bebidas/alimentos açucarados (bolachas, sobremesas, doces);
  • Sumos de fruta (naturais ou industriais);
  • Leite de vaca em natureza (como fonte láctea principal, podendo ser fornecido em pequenas quantidades em preparações culinárias ou na forma de iogurte);
  • Bebida de arroz (devido à possível contaminação com arsénio),
  • Chás ou infusões (nomeadamente por alguns deles conterem funcho).

Alimentação dos 12 aos 24 meses

A partir dos 12 meses, o bebé deve iniciar a alimentação da família, devendo esta ter um teor de sal reduzido. O açúcar deve continuar a ser evitado até aos 2 anos, enquanto que o chá/infusão de funcho está contraindicado até aos 4 anos, segundo a Agência Europeia do Medicamento.

O volume de lácteos a fornecer diariamente, a partir dos 12 meses do bebé, deve ser reduzido para um máximo de 400-500 ml/dia. O leite de vaca pode ser introduzido na alimentação do bebé após os 12 meses de idade, embora existam vantagens em manter o leite materno ou leite adaptado. Tendo em conta que o leite de vaca é pobre em ferro e pode conferir uma quantidade excessiva de proteína, gordura e energia, se fornecido em doses elevadas, é aconselhado o uso de leite materno/adaptado até aos 24 meses de vida, em detrimento do leite de vaca em natureza. Importa ainda, a partir do primeiro ano do bebé, continuar a promover a ingestão diária de sopa e fruta e que o início das refeições em família seja um processo de continuidade de uma alimentação saudável, equilibrada e variada.

Tânia Furtado
Tânia Furtado
Nutricionista Clínica
Partilhar
Artigos relacionados