Fechar pesquisa
Como e por que fazer um espermograma?

Como e por que fazer um espermograma?

Já ouviu falar em espermograma mas não sabe como se realiza nem para que serve? Neste artigo, encontra tudo o que precisa de saber sobre este exame que avalia a qualidade do esperma.

Atualizado a 17/10/2022
2 MINUTOS DE LEITURA
Como e por que fazer um espermograma?

O que é um espermograma? E para que serve? 

O espermograma é uma análise ao esperma que avalia a sua qualidade, tendo em conta a quantidade, mobilidade e morfologia dos espermatozoides. Este exame complementar de diagnóstico é frequentemente realizado em situações de suspeita de infertilidade, uma vez que ajuda a definir o tipo de tratamento adequado. 

 

Quando é necessário realizar um espermograma? 

A realização de um espermograma justifica-se quando há uma suspeita de infertilidade no casal. É um dos primeiros exames recomendados na consulta de fertilidade, tanto pela facilidade do processo como pelo resultado, pois permite despistar alguma questão de infertilidade masculina. 

 

Como é o processo e quais os cuidados a ter? 

O espermograma é um exame simples de realizar: o esperma é colhido, por meio de masturbação, para um recipiente esterilizado e devidamente identificado com os dados pessoais, o tempo de abstinência e a hora da colheita. 

Embora seja um procedimento relativamente fácil, não dispensa alguns cuidados: deve ser feita uma boa higiene da zona genital e não existir qualquer atividade sexual entre dois a cinco dias antes do exame. 

 

O que esperar dos resultados? 

Este é um exame que avalia a quantidade, a viscosidade e o ph do sémen, a mobilidade, concentração e morfologia dos espermatozoides. Os resultados costumam ser entregues no prazo de 48 horas e vão contribuir para estabelecer o tratamento mais indicado.

Os procedimentos seguintes dependerão de cada um dos parâmetros avaliados. Mas, no caso de não serem detetados espermatozoides na ejaculação, pode ser realizada uma biópsia testicular e avançar para a fertilização in vitro. Se, por outro lado, o exame não revelar nenhuma questão associada ao sexo masculino, dever-se-á avaliar os fatores femininos que poderão estar a afetar a fertilidade. É, por isso, que todo este processo deve ser realizado em casal e não apenas por um dos membros. 

 

Saiba mais sobre “Espermograma: o que é e para que serve” no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados