Para que o seu bebé cresça forte e saudável, deve ter em conta a qualidade do ambiente onde vai passar a maior parte do tempo. Veja estas dicas e saiba o que fazer para conseguir um espaço à prova de alergias.
Ambiente sem alergias
O espaço do seu bebé deve ser calmo, limpo e arejado. É muito importante não ter a criança exposta a um ambiente com fumo de tabaco e outros odores intensos. Evite também ter animais em casa, como cães, gatos, hamsteres, piriquitos, canários, entre outros.
Tapetes
O espaço não deve, de preferência, ter alcatifa. Não sendo possível, a alcatifa de pelo raso é a menos contraindicada, mas deve ser aspirada duas ou três vezes por semana, com especial cuidado junto aos rodapés, onde se acumula o pó e as películas de pele, e onde se desenvolvem os ácaros, responsáveis por 90% das alergias. Se tiver tapetes, estes devem ser laváveis ou bem aspirados e expostos ao sol, pelo menos uma vez por semana.
Mobiliário
Os móveis devem ser simples, sendo que são de evitar móveis trabalhados e cortinados grossos. Para reduzir o risco de alergia, devem ser retirados os objetos que acumulem pó, como bonecos de peluche, livros, almofadas, flores artificiais, plantas, etc. Já os rodapés, devem ser lavados ou limpos com um pano húmido.
Roupa de cama à prova de alergias
Opte por um colchão de molas, espuma ou latex, uma vez que são as melhores opções para evitar alergias. Deve aspirá-lo semanalmente e, sempre que possível, expô-lo ao sol e fazer a muda de roupa nessa altura. Não deve usar edredom ou almofada de penas e, preferencialmente, deve lavar a roupa da cama a 60º e deixar secar ao sol.
Além de aliviarem os sintomas alérgicos, todas estas dicas devem ser vistas como medidas de prevenção.