Fechar pesquisa
Crianças e tecnologia: quais são os limites?

Crianças e tecnologia: quais são os limites?

O aumento de tempo que as crianças passam em frente aos ecrãs tem consequências no seu desenvolvimento. Saiba como os pais podem ajudar na relação entre crianças e tecnologia, definindo limites.

Atualizado a 02/02/2024
3 MINUTOS DE LEITURA
Crianças e tecnologia: quais são os limites?

Enquanto veem televisão, jogam videojogos ou jogos no computador, as crianças não brincam, não interagem com outros nem estimulam a criatividade. Por isso, há que definir limites no tempo que passam em frente a ecrãs, evitando problemas como alterações do comportamento e um atraso de linguagem.

O impacto na saúde

Crianças que usam diariamente tablets, telemóveis e outros dispositivos eletrónicos durante cinco horas ou mais têm tendência a consumir mais bebidas com açúcar, a dormir mal e a ter pouca ou nenhuma atividade física. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, Estados Unidos, há um risco 43% superior de se tornarem obesos, uma vez que costumam consumir exageradamente snacks. Como melhorar então a relação entre as crianças e tecnologia?

Até aos 2 anos

Durante esta fase, os pais devem evitar o uso de dispositivos eletrónicos. Há estudos que demonstram que a televisão nestas idades afeta a capacidade de concentração e de atenção a determinadas tarefas.

Dos 2 aos 5 anos

As crianças com menos de 3 anos que vejam muita televisão têm maior probabilidade de sofrer de défice de atenção em cerca de 10%. No geral, na idade pré-escolar, crianças que vejam perto de três horas de televisão por dia têm cerca de 30% maior probabilidade de sofrer de problemas de atenção.

Por isso, entre os 3 e os 5 anos, as crianças não devem usar por mais de uma hora, por dia, dispositivos como tablets ou telemóveis, e devem apenas ver conteúdos de elevado interesse pedagógico e didático, acompanhados pelos pais.

Com 6 ou mais anos

Nesta faixa etária, há que criar alguns limites na relação entre as crianças e tecnologia.

  • Defina o tempo que as crianças podem estar em frente aos ecrãs e quais os meios que estão autorizadas a utilizar
  • Imponha regras, estabelecendo situações (durante as refeições, por exemplo) ou locais (no quarto, por exemplo) em que não é permitido o uso da tecnologia

Converse sobre os perigos das redes sociais e sobre as interações com estranhos

Crianças e tecnologia: o exemplo deve vir dos pais

Uma vez que as crianças tendem a imitar os adultos, há comportamentos que os pais podem ter, servindo de exemplo.

  • Em casa, mantenha o seu telemóvel desligado ou no silêncio durante algum tempo.
  • Tente valorizar mais o tempo com os seus filhos.

 

Saiba mais sobre “Crianças devem usar tecnologia com limites no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados