O rompimento dos dentes do bebé, entre os seis meses e os dois anos e meio de idade, origina algum desconforto e mal-estar. A este desconforto estão muitas vezes associados sintomas como a produção de saliva, irritabilidade do bebé e, em alguns casos, febre. Pode ser difícil para os pais gerir este desconforto e compreender qual a verdadeira origem do que o seu bebé está a sentir, mas será que podemos afirmar que a febre é causada pelo aparecimento dos dentes do bebé?
Desde a antiguidade clássica que se registam sintomas de mal-estar nos bebés quando lhes nascem os chamados “dentes de leite”. Os humanos têm duas dentições, uma que surge nos primeiros anos de vida e a permanente, de 32 dentes, que substitui a primeira. Os dentes de leite estão inicialmente alojados nos alvéolos dos maxilares e vão movendo-se em direção ao exterior, rompendo a gengiva e crescendo até à sua posição final.
Ao longo dos séculos, o nascimento dos dentes foi erradamente associado à mortalidade infantil. Hoje, é a questão da febre atribuída a este fenómeno que levanta mais questões.
Febre causada pelo nascimento dos dentes do bebé: sim ou não?
Um estudo publicado em 2016 na revista Pediatrics analisou os trabalhos científicos que se fizeram no passado sobre os sintomas associados ao nascimento dos dentes com o objetivo de definir com representatividade quais os mais comuns.
Os investigadores identificaram que estes ocorriam em cerca de 70,5% das crianças nos primeiros três anos de vida e que a irritação da gengiva, a irritabilidade da criança e a produção excessiva de saliva se destacavam com os fenómenos mais frequentes.
Em relação à existência de febre durante o nascimento dos dentes do bebé, foram encontrados alguns dados que mostravam que a temperatura podia subir um pouco, ficando normalmente abaixo dos 38 ºC. Nesta idade, uma temperatura entre os 38 ºC e os 38,3 ºC não é significativa, é apenas uma “ponta de febre”.
Com base nestes resultados, os pais devem estar especialmente atentos quando os bebés registam temperaturas superiores a 38,3 ºC durante o aparecimento dos dentes. Apesar de poder ser uma explicação, a febre pode ser sintoma de outro fenómeno e é aconselhável levar a criança ao pediatra.
Para aliviar o desconforto e mal-estar causado pelo rompimento dos dentes, os pais devem assegurar que o bebé bebe água e que continua a fazer uma boa alimentação, bem como massajar as gengivas e recorrer ao paracetamol se a situação o justificar, sempre sob orientação do pediatra assistente.
Saiba mais sobre “Os bebés têm febre quando os dentes estão a romper?” no site Lusíadas Saúde.