Fechar pesquisa
O bebé tem febre. E agora?

O bebé tem febre. E agora?

Costuma levar os pais às urgências, mas nem sempre significa que existe algum problema. Em caso de febre do bebé, saiba o que deve fazer.

Atualizado a 12/06/2023
2 MINUTOS DE LEITURA

Causadora de grande ansiedade junto dos cuidadores, a febre do bebé é normalmente uma defesa do nosso corpo e não uma doença. É sinal de que o organismo está a combater uma infeção, procurando evitar que se multipliquem os microrganismos.

 

Quando é que há febre:

  • Se a temperatura axilar for superior a 37,5 – 37,7 ºC
  • Se a temperatura retal/timpânica for superior a 38 – 38,2 ºC

 

Em caso de febre, o que deve fazer?

Se o bebé tiver febre, deve ser despido, podendo mesmo aplicar na pele toalhas de água morna ou colocar a criança em água morna. E, mesmo que o bebé esteja com calafrios, nunca se deve vestir mais roupa.

Além disso, sempre seguindo as orientações do médico assistente, os cuidadores podem administrar também medicamentos que contenham paracetamol ou ibuprofeno.

Por isso, em caso de febre, há que:

  • Não o agasalhar demasiado
  • Colocá-lo em repouso
  • Oferecer-lhe líquidos
  • Promover uma temperatura ambiente confortável

Quando é que se justifica uma ida às urgências?

Deve ocorrer uma ida às urgências se, aliado à febre, o estado geral da criança preocupar os pais, ou caso ocorra prostração, vómitos persistentes, diarreia abundante e frequente, dificuldade respiratória, alteração do discurso, dor abdominal intensa, queixas urinárias ou aparecimento de manchas na pele (sobretudo, se surgirem no espaço de 24 horas depois da febre).

Cumpre, porém, salientar, que só em alguns casos a febre mais elevada pode corresponder a situações mais graves como infeções no sangue, pulmão, rim ou do sistema nervoso central.

 

As convulsões febris

Quando se fala em febre, os cuidadores pensam imediatamente nas temidas convulsões febris.

E, ainda que muitos as associem a temperaturas mais elevadas, a maior parte destas ocorre no pico térmico, ou seja, quando o organismo começa a subir a temperatura para combater a infeção.

É importante referir também que as convulsões são pouco comuns, aparecendo, normalmente, em quadros de crianças geneticamente suscetíveis ou com patologia de base.

 

Saiba mais sobre O que fazer quando o bebé tem febre? no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados