Fechar pesquisa
Sinais de alerta na gravidez

Sinais de alerta na gravidez

Quando a grávida está informada e tem o acompanhamento certo, é possível detectar precocemente os sinais de alerta que possam surgir.

Atualizado a 26/04/2023
5 MINUTOS DE LEITURA

A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida. É um processo que se caracteriza por muitas alterações que resultam da adaptação do corpo ao crescimento e desenvolvimento do bebé. É também um momento de grande ansiedade e preocupação, uma vez que o maior desejo é que tudo corra bem para o bebé e para mãe. A vigilância adequada e a adoção de comportamentos saudáveis na gravidez são fundamentais, pois permitem que este processo decorra sem problemas. Quando a grávida está informada e tem o acompanhamento certo, é possível detetar precocemente os sinais de alerta que possam surgir, evitando complicações. 

Com a ajuda da Enfermeira Catarina Pedrosa, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia no Centro Hospitalar e Universitário São João, conheça quais são os sinais de alerta que justificam dirigir-se ao serviço de urgência e como agir, caso surja algum deles.

Sinais de alerta na gravidez

Durante a gravidez, é frequente o aparecimento de algumas queixas que ocorrem devido às alterações no organismo próprias desse período. No entanto, existem queixas que se podem traduzir em situações mais graves e justificam uma avaliação médica no serviço de urgência. Destas, podemos enumerar: 

  • dores de cabeça fortes e persistentes
  • alterações da visão
  • dores fortes e persistentes no estômago
  • vómitos persistentes
  • febre
  • ardência e/ou dor ao urinar
  • corrimento vaginal com comichão, ardência e/ou cheiro fétido
  • dor abdominal, lombar ou pélvica forte e persistente
  • diminuição ou ausência dos movimentos fetais ao longo de, pelo menos, 12 horas
  • perda de sangue vermelho vivo pela vagina e saída de líquido transparente pela vagina em quantidade moderada ou abundante

A maior parte dos sinais de alerta acaba por ser um “falso alarme”, mas requerendo uma avaliação médica, até para segurança e tranquilização da própria grávida.

 

 

 

Trabalho de parto: quais os sinais de alerta?

O trabalho de parto é caracterizado, essencialmente, por contrações uterinas rítmicas. Quando estão em trabalho de parto, as grávidas vivenciam dores, geralmente localizadas ao fundo da barriga, que podem irradiar para as costas ou coxas. Estas contrações têm um início gradual, com cerca de 30 segundos até dois minutos de duração, são frequentes, regulares e dolorosas, não cedem ao repouso, e vão ficando cada vez mais fortes, menos espaçadas e ligeiramente mais dolorosas.

Quando a grávida se encontrar nesta situação, deve-se dirigir calmamente ao serviço de urgência.

 

Quais as queixas associadas a um trabalho de parto prematuro?

As queixas associadas a partos prematuros são aquelas que ocorrem antes das 37 semanas de gestação. Destas podemos destacar: 

  • contrações uterinas irregulares mas frequentes, ao longo de pelos menos 24 horas
  • pressão contínua e persistente no fundo da barriga ou na zona vaginal
  • aumento franco da frequência das micções
  • eliminação de um corrimento gelatinoso que pode ser ou não ser tingido de sangue, chamado rolhão mucoso
  • aumento franco do corrimento vaginal
  • contrações rítmicas com intervalos inferiores a dez minutos

É aconselhável que a mala de maternidade esteja pronta com antecedência, de forma a evitar preocupações de última hora. Recomendamos que seja preparada antes das 37 semanas, de preferência a partir das 34-35 semanas. 

A vigilância da gravidez é extremamente importante para que se possam adequar os cuidados específicos a cada trimestre e a cada caso, em particular. O enfermeiro especialista em Saúde materna e Obstetrícia detém competências no que diz respeito à vigilância da gravidez, sendo uma mais-valia no que respeita aos cuidados prestados, identificação de sinais de alerta e encaminhamento adequado.  

As consultas (de rotina ou no serviço de urgência) e os programas de preparação para a parentalidade são momentos-chave no que diz respeito à promoção da saúde da grávida permitindo que esta sinta segura e apoiada na sua tomada de decisão, para que possa ter a oportunidade para a tomada de decisão informada. 

 

Este artigo é um complemento ao vídeo Os sinais de alerta na gravidez da rubrica Especialista Responde no canal Youtube do Pingo Doce. Em parceria com os melhores especialistas, esclarecemos as dúvidas mais frequentes dos novos pais, como Os cuidados a ter no pós-parto e Tudo sobre o aleitamento materno.

Centro Hospitalar Universitário de São João
Centro Hospitalar Universitário de São João
Partilhar
Artigos relacionados