Fechar pesquisa
Como e quando fazer um teste de gravidez?

Como e quando fazer um teste de gravidez?

A ausência de menstruação pode ser o primeiro sinal de uma gravidez. Saiba quando é que deve fazer o teste para ter a certeza.

Atualizado a 18/04/2024
5 MINUTOS DE LEITURA
Como e quando fazer um teste de gravidez?

Um atraso da menstruação em relação à data prevista, particularmente nas mulheres que habitualmente têm ciclos menstruais regulares e que tiveram relações sexuais não protegidas recentemente (nas últimas 2-3 semanas), pode ser o primeiro sinal de que um bebé pode estar a caminho. Para ter a certeza, há agora que fazer um teste de gravidez, que não é mais do que uma análise de diagnóstico.

Tipos de testes de gravidez

Há vários tipos de testes de gravidez, que podem ser divididos em dois grupos:

  • Os testes rápidos, que se compram nas farmácias e parafarmácias e são adequados para fazer em casa;
  • Os testes laboratoriais, que são feitos num laboratório com equipamento específico.

Todos os testes de gravidez usam uma amostra de urina ou uma amostra de sangue e todos pesquisam (e alguns também doseiam) a hormona gonadotrofina coriónica humana (HCG do inglês human chorionic gonadotrophin).

  • Os testes rápidos usam urina.
  • Os testes feitos em laboratório podem usar uma amostra de sangue (recolhida no laboratório) e também podem ser feitos em urina (recolhida em casa ou no laboratório).
  • Os testes rápidos não são todos iguais e os testes de laboratório também não.

Os testes de sangue são mais sensíveis e específicos do que os de urina.

  • No entanto, o mais comum é fazer um teste rápido, porque é mais simples e conveniente.

Apesar de usarem urina e, portanto, serem menos sensíveis, os testes rápidos de gravidez são de venda livre, ou seja, não precisam de prescrição médica e o resultado é praticamente imediato. O importante é seguir rigorosamente as instruções do folheto informativo respetivo porque não são todos iguais.

Os testes rápidos são qualitativos, ou seja, o seu resultado é positivo ou negativo.

Os testes laboratoriais são qualitativos e quantitativos, ou seja, além de referirem se o seu resultado é positivo ou negativo, é apresentado o valor de HCG determinado por unidade de volume da amostra.

Os resultados dos testes de gravidez são fidedignos?

Os resultados dos testes de gravidez são bastante fidedignos, desde que sejam realizados no tempo correto e que as instruções respetivas sejam seguidas rigorosamente.

Quando são feitos com urina, para a maioria dos testes, a urina pode ser recolhida a qualquer hora do dia e não é necessário fazer jejum ou qualquer preparação. No entanto:

  • Não se deve recolher a urina depois de ter bebido uma quantidade grande de líquidos porque será mais diluída e isso pode resultar num resultado falso negativo.
  • Se houver instruções específicas sobre a urina a usar — por exemplo, a primeira urina da manhã — essas instruções devem ser seguidas.

Os resultados falsos positivos são mais raros do que falsos negativos

  • Tanto nos testes de urina como nos de sangue, uma das principais causas de falsos negativos é a realização demasiado precoce dos testes relativamente à conceção.

O que é a gonadotrofina coriónica humana?

A gonadotrofina coriónica humana, conhecida também como HCG (do inglês human chorionic gonadotrophin) ou hormona da gravidez, é a hormona pesquisada nos testes de gravidez.

A função principal da HCG é estimular o corpo amarelo formado depois da ovulação para que continue a produzir progesterona para manter a gravidez.

A gonadotrofina coriónica humana é produzida principalmente por células da placenta, órgão temporário que só existe durante a gravidez.

  • Começa a ser produzida em maior quantidade poucos dias depois da fertilização do óvulo por um espermatozoide (conceção), quando se dá a implantação no útero, o que acontece 6 a 10 dias depois da conceção.
  • Nas primeiras 8 semanas de gravidez os valores de HCG praticamente duplicam a cada 24 horas, o valor máximo é atingido pelas 10 semanas de gravidez e, a partir de cerca das 16 semanas, estabiliza até ao final da gravidez.
  • Depois do parto, os valores de HCG diminuem, podendo levar até 2 meses a voltar a níveis próximos de zero.

Há outros órgãos que produzem gonadotrofina coriónica humana, mas em quantidades reduzidas: a hipófise, o fígado e o cólon. Algumas doenças também estão associadas a níveis elevados de HCG.

Se vai fazer um teste de gravidez

  • Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções do folheto informativo, se for fazer um teste rápido.
  • Tenha a certeza do número de dias de atraso da menstruação e/ou da data das relações sexuais não protegidas, para não fazer o teste demasiado precocemente, correndo um maior risco de resultados falsos negativos.
  • Em caso de dúvida, procure cuidados médicos.

Saiba mais sobre “Como e quando fazer um teste de gravidez”  no site Hospital da Luz.

Hospital da Luz
Hospital da Luz
Unidades Luz Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados