Fechar pesquisa
Como evitar acidentes com crianças no primeiro ano de vida

Como evitar acidentes com crianças no primeiro ano de vida

Infelizmente, os acidentes com crianças são uma realidade durante o primeiro ano de vida. Aprenda a evitá-los e saiba como diminuir os riscos a que os mais pequenos estão sujeitos.

Atualizado a 27/07/2023
6 MINUTOS DE LEITURA
acientes com crianças no primeiro ano

Os acidentes com crianças durante o primeiro ano de vida são uma das causas de morte e de incapacidade, apesar de muitos serem evitáveis. Diariamente, chegam aos hospitais crianças vítimas de acidentes como asfixia, aspiração de pequenos objetos, intoxicações, quedas ou queimaduras.

Durante os primeiros anos de vida os mais pequenos não têm noção dos perigos. Por isso, cabe aos adultos estarem alerta e promover um ambiente seguro, estimulante e acolhedor. 

Ainda assim, esta segurança não deve colidir ou restringir os movimentos da criança. É importante que ela viva num meio pleno de tolerância, afeto e liberdade, explorando-o com todos os seus sentidos.

A importância da vigilância

Para evitar acidentes com crianças durante o primeiro ano de vida, é importante que elas estejam em vigilância permanente. 

Deve adotar-se medidas que vão ao encontro dos principais riscos a que os bebés estão sujeitos neste período. Alguns dos mais evidentes são quedas, asfixia, afogamento, queimaduras, intoxicações e acidentes de viação.

Medidas para minimizar os riscos de acidentes com crianças

Do transporte no carro até ao banho, saiba como pode minimizar os acidentes durante o primeiro ano de vida.

Transporte no carro

Os cuidados começam logo na primeira viagem, quando leva o bebé da maternidade para casa. Para que o transporte no carro seja seguro, é importante ter atenção a quatro fatores: cadeira adequada à criança, cadeira compatível com o automóvel, cadeira bem instalada e condução defensiva.

Deve transportar a criança num sistema de retenção virado para trás. Ao fazê-lo, reduz entre 90% a 95% a ocorrência de morte ou de ferimentos graves em caso de acidente. 

Berço

É o sítio no qual o bebé vai passar a maior parte do tempo, por isso a escolha deve ser criteriosa. Tenha atenção a aspetos como a base do berço, a firmeza e tamanho do colchão, a altura e distância entre as grades, a roupa da cama e a posição do bebé no berço (a OMS recomenda que durma de barriga para cima).

Roupa do bebé

Escolha roupa de algodão ajustada à idade e tamanho da criança. Deve também ter atenção a peças, botões ou fitas que se possam soltar das roupas.

Alimentação

Quando alimentar o seu bebé com biberão, deve sempre verificar a temperatura do líquido imediatamente antes de o oferecer ao bebé. A partir dos quatro meses, as crianças começam a comer sopas e papas. Nesta altura, devem ser tomadas precauções para evitar situações de engasgamento ou queimaduras.

Banho

Os cuidados começam quando prepara o banho. Tenha atenção à temperatura, local e a quantidade de água necessária. Nunca deixe o bebé sozinho e não se esqueça de que a água e o sabão tornam a criança mais escorregadia.

Exposição solar

Como os bebés têm a pele muito sensível, não é recomendado que vão à praia durante os primeiros seis meses de vida. A partir daí, podem ir ​​sem que a exposição solar seja direta e apenas em horários restritos. Faça passeios em locais arejados e com sombras e nunca se esqueça do protetor solar, chapéu e água.

Brinquedos

Os brinquedos são importantes para o desenvolvimento da criança, mas é importante verificar se cumprem as normas de segurança europeias e se são adequados à idade do seu bebé. Deve garantir que os brinquedos não são demasiado pequenos para evitar que o bebé os engula.

Tomadas/eletricidade

Proteja as tomadas com com alvéolos próprios e tenha atenção à presença de fios descarnados e de pilhas.

Fontes de calor

Proteja as lareiras, aquecedores e outras fontes de calor para que as crianças não lhes toquem. Deve ter especial atenção durante o inverno.

Quedas

Nunca deixe o bebé sozinho numa superfície que não seja o berço. Além disso, coloque grades ou cancelas nas escadas, vede o acesso à varanda e aplique limitadores de abertura nas janelas ou portas para o exterior. Para evitar acidentes com móveis, fixe-os à parede e proteja os cantos.

Zonas com água

As crianças nunca devem ficar sozinhas em zonas com água, como praia, piscina, tanques, lagos e até mesmo baldes. Para evitar acidentes, é importante vedar o acesso a estes espaços.

Intoxicações

A cozinha é a área mais perigosa da casa. Por isso, as crianças nunca devem lá ir sem a supervisão de um adulto. Deve ter especial atenção ao fogão e forno e colocar fora de alcance todos os produtos nocivos (domésticos ou medicamentos).

Contactos de urgência

  • Número de Socorro Nacional/Europeu: 112
  • Centro de Informações Antivenenos: 808 250 143 SNS 24
  • Dói-dói, trim-trim: 808 24 24 24 
  • SOS-Criança: 800 202 651 – 217 931 617
  • Linha Europeia para Crianças Desaparecidas: 116 000
  • Associação para a Promoção Segurança Infantil: 218 844 100
  • Informação de Farmácias de serviço: 118

Saiba mais sobre “Acidentes no primeiro ano de vida: como evitar” no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados