O nariz do bebé merece especial atenção e cuidado, uma vez que pode afetar a forma como se desenvolve, o seu bem-estar e o dos pais. É importante que esteja limpo e descongestionado, para facilitar a alimentação e o sono do bebé.
No entanto, lembre-se que apenas deve fazer a lavagem nasal se se sentir seguro para a fazer. Quando o fizer, é preferível realizá-la antes das refeições, para que o bebé não vomite, e antes dos períodos de sono, para que o bebé possa dormir desobstruído. Deve fazê-lo num local calmo, sem agitação e preferencialmente quando o bebé estiver relaxado.
Para realizar a higiene nasal vai precisar de:
- Soro fisiológico (à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido: basta aquecê-lo na mão e haverá uma maior tolerância do bebé);
- Seringa (os ml da seringa dependem da idade do bebé);
- Adaptador de seringa (pode realizar sem adaptador, no entanto a sua utilização facilita bastante o processo);
- Compressas;
- No caso de ser recém-nascido, uma manta/toalha ou fralda para manter o bebé mais tranquilo.
Como fazer a lavagem nasal no recém-nascido?
Os recém-nascidos devem receber a higienização nasal deitados de barriga para cima, com a cabeça apoiada ligeiramente para trás e rodada.
- Aplique o soro fisiológico na narina do lado para o qual a cabeça do bebé está rodada.
- O soro deve ser aplicado de uma forma lenta e contínua, e deve visualizar a sua saída pela narina oposta.
- Repita este processo na outra narina, rodando a cabeça do bebé para esse lado. O processo deve ser repetido até o muco desaparecer e/ou o bebé ficar mais aliviado.
- Para bebés até aos 3 meses, devem ser utilizados 5 ml de soro fisiológico. Enquanto que para bebés entre os 3 e 6 meses de idade devem ser utilizados entre 5 ml a 9 ml.
Como fazer a lavagem nasal a bebés e crianças?
A posição mais consensual para fazer a lavagem nasal é colocar o bebé, ou criança, sentado (pode ser ao seu colo, para dar mais segurança) com o tronco ligeiramente inclinado à frente e a cabeça inclinada para o lado contrário àquele onde vai aplicar o soro. Esta posição evita que as secreções sejam mobilizadas para o ouvido, uma vez que o bebé até aos dois anos tem a tuba auditiva (canal que liga o nariz ao ouvido) mais horizontalizada.
- Entre os 6 meses e os 12 meses, devem ser utilizados 8 a 12 ml de soro
- Após os 12 meses de idade, devem ser utilizados 12 a 15 ml de soro
- Em bebés com idade superior a 24 meses, 15 a 20 ml de soro fisiológico