Fechar pesquisa
Desmitificar os desejos na gravidez

Desmitificar os desejos na gravidez

Conheça as razões para os desejos que muitas mulheres sentem durante a gravidez.

Atualizado a 10/10/2022
2 MINUTOS DE LEITURA
Desmitificar os desejos na gravidez

Desejos na gravidez: facto ou mito?

A vontade súbita de comer certos alimentos é a realidade de cerca de 75% das grávidas, de acordo com um inquérito realizado pelo site gurgle.com, especializado em maternidade. Desde doces a opções mais estranhas, como barro ou pasta de dentes, muitas mulheres relatam desejos durante a gravidez, sobretudo no período da tarde e da noite.

Segundo Cristina Maia Barbosa, ginecologista e obstreta do Hospital Lusíadas Lisboa, as razões para os desejos na gravidez “dividem a comunidade científica”. De um lado, especialistas acreditam que se deve a uma maior disponibilidade de alimentos, nos quais se destaca Fiona Ford, nutricionista da Universidade de Sheffield. Outros referem deficiências nutritivas e flutuações hormonais como a causa destes desejos.

Existem ainda os que não concordam com nenhuma das explicações anteriores. Para Elizabeth Somer, nutricionista e autora publicada, não há uma confirmação científica entre os desejos na gravidez e as necessidades do corpo da mulher durante a gravidez.

As explicações para os desejos

  • Carências nutricionais: O desejo pode ser a manifestação uma necessidade acrescida do corpo. Por exemplo, a vontade de comer frutas exóticas pode significar falta de vitaminas, tal como a vontade de comer cinzas ou reboco de parede pode indiciar uma deficiência de zinco e cálcio.
  • Flutuações hormonais: Durante a gravidez, o corpo liberta hormonas HCG e progesterona e estas são responsáveis por alterações no paladar, olfacto e do pH da boca da mulher. Estas mudanças podem levar a grávida a sentir vontade de comer ou a enjoar certos alimentos.

 

“Pode ser que ninguém saiba por que surgem essas vontades excêntricas durante a gravidez, mas como a maioria dos desejos e das aversões acabam sendo mais curiosos do que sérios, não devem constituir motivo de preocupação”, assegura a ginecologista Cristina Maia Barbosa.

 

Saiba mais sobre “Desejos na gravidez: tem explicação?” no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados