As primeiras experiências no dentista podem ser negativas e, por isso, gerar nas crianças muita ansiedade. Conheça as técnicas e truques que pode usar para ajudar o seu filho, na hora de ir tratar dos dentes.
O que leva a ter medo do dentista
Além de uma primeira experiência menos positiva no dentista, uma criança pode ter sido exposta a vídeos, desenhos animados, livros e outras fontes que ajudam a fomentar esse medo. Também crianças que já tenham sido sujeitas a vários tratamentos médicos e internamentos prévios podem desenvolver uma aversão generalizada a ambientes hospitalares e clínicos. É, por isso, importante reconfortar essas crianças e mostrar que estão seguras.
É fundamental que o dentista estabeleça uma relação de confiança
Há que estabelecer uma relação de confiança com o dentista, de forma a que a criança se sinta confortável para expor os seus medos e inseguranças.
Como é que se pode fazer isso?
- Antecipar sons e barulhos
- Informar sobre algumas intervenções e demonstrar de uma forma simples, adaptada à idade e nível cognitivo, os procedimentos que vão ser realizados
- Em consultório e em contexto de tratamento, uma abordagem progressiva, que comece por tratamentos mais simples
- Sorrisos reconfortantes, piadas, pequenos gestos e palavras para ajudar os mais pequenos a sentirem-se relaxados
No geral, o ideal é garantir que a primeira experiência no dentista seja positiva.
Como podem os pais ajudar?
Podem evitar contar e partilhar experiências negativas, assim como não utilizar expressões que suscitem medo ou ansiedade. Devem abster-se de usar palavras como “dor”, “agulha”, “arrancar” e outras semelhantes.
Depois, há que explicar de uma forma simples e positiva o que vai acontecer no consultório, mostrando fotografias do profissional que as vai atender.
Como tornar a experiência no dentista mais confortável para a criança?
Levar algum objeto pessoal de casa, como um brinquedo favorito, é uma boa estratégia, que ajuda a manter a criança distraída e relaxada.
Uma boa experiência no dentista é fundamental para garantir uma boa saúde dentária, mesmo já em idade adulta.
Consulte o artigo “Crianças com medo de ir ao dentista: dicas para acalmar a ansiedade” no site Lusíadas Saúde.