Fechar pesquisa
Saúde oral: é preciso ter cuidados especiais na gravidez?

Saúde oral: é preciso ter cuidados especiais na gravidez?

A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher, que exige cuidados específicos de saúde oral. Saiba quais são.

Atualizado a 23/05/2024
2 MINUTOS DE LEITURA
Saúde oral: é preciso ter cuidados especiais na gravidez?

Há alterações hormonais durante a gravidez, que podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas de saúde oral. Mas também há muitos mitos à volta deste tema. Saiba o que é verdade.

Deve marcar uma consulta dentária antes ou durante a gravidez?

Há que fazer um check-up dentário para tratar e diagnosticar qualquer problema que possa piorar durante a gravidez. Quaisquer tratamentos dentários que precise de efetuar devem, preferencialmente, ser feitos no segundo trimestre, por ser o mais estável.

É verdade que a gravidez torna os dentes mais fracos?

O que costuma acontecer é que, com a maior frequência de enjoos e vómitos neste período, ocorrem alterações no pH da cavidade oral — isso pode acelerar vários tipos de problemas dentários. No entanto, não é a gravidez, por si só, que enfraquece os dentes.

Pode fazer quaisquer tratamentos neste período?

É costume dizer-se que, durante a gravidez, não se deve fazer tratamentos dentários mais complexos, mas isso não é verdade. Em caso de necessidade, todas as grávidas podem fazê-lo com segurança, sem que o bebé corra riscos.

Que cuidados dentários deve ter nesta altura e quais os riscos de uma má saúde oral?

Durante a gravidez, existe um aumento hormonal, nomeadamente de progesterona, que pode levar ao aparecimento ou agravamento de inflamação e sangramento gengival (gengival). Por isso, é importante reforçar os hábitos de higiene oral nesse período — por exemplo, há que escovar os dentes com mais frequência usando um dentífrico fluoretado, indicado pelo seu profissional de saúde, e adequado à sua situação periodontal. É de realçar que as doenças das gengivas aumentam o risco de ter um parto prematuro e a probabilidade de ter fetos com baixo peso à nascença.

Por outro lado, também há que ter um cuidado especial com a alimentação, evitando alimentos açucarados que favoreçam o aparecimento de cáries — estas levam ao aumento do número de bactérias que poderão ser transmitidas ao bebé.

Saiba mais sobre “Cuidados orais a ter na gravidez” no site Lusíadas Saúde.

Hospital Lusíadas
Hospital Lusíadas
Grupo Lusíadas Saúde
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados