Período fértil: o que é?
O período fértil é o momento de cada ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar. A ovulação ocorre aproximadamente 14 dias antes do início da menstruação seguinte.
Após o óvulo ser libertado, este tem 24 horas durante as quais se pode dar a fertilização pelo espermatozoide. No interior do útero e das trompas da mulher, os espermatozoides têm uma capacidade fertilizante durante 48 a 72 horas.
Considera-se que o período fértil da mulher vai desde 3 dias antes até 3 dias depois da data provável de ovulação, pois o óvulo pode ser fecundado sem que haja relações sexuais no dia em que a mulher ovula.
Como calcular?
O dia da ovulação é estimado ao subtrair-se 14 dias à duração do ciclo menstrual. Se uma mulher tem ciclos de 29 dias, desde o primeiro dia da menstruação até ao início da menstruação seguinte, a data provável será ao 15º dia do ciclo (29-15=15, ou seja, 15 dias a contar do primeiro dia). Desta forma, o seu período fértil é entre o 12.º e o 18.º dia.
Sinais associados ao período fértil
Ao longo do ciclo menstrual, as variações hormonais causam alterações no corpo da mulher. Conheça estes sinais:
Aumento da libido
Quando ocorre a ovulação, o óvulo, que se encontra dentro de um folículo, liberta-se para a trompa. A rutura desse folículo dá-se com a libertação do óvulo para a trompa, libertando também o líquido folicular. Geralmente, a libido das mulheres aumenta nesta fase.
Alterações no corrimento vaginal
Na fase pré-ovulatória imediata e na ovulação, o corrimento vaginal torna-se tipo clara de ovo, translúcido, inodoro e muito elástico. Estas alterações criam as condições necessárias à progressão dos espermatozoides até às trompas.
Dor pélvica
A libertação do folículo pode provocar alguma irritação peritoneal, muitas vezes percebida como uma dor pélvica ligeira. Ocasionalmente, esta dor pode ser intensa.
Pequena perda de sangue
Também na ovulação, e pelas bruscas mudanças hormonais ocorridas, pode haver uma pequena perda de sangue, que algumas mulheres confundem com menstruação.
Não é comum não existirem sinais, mas estes podem ser discretos. A mulher deve saber identificá-los para perceber que está no período fértil.
Saiba mais sobre “Período fértil: o que é e como calcular” no site Lusíadas Saúde.